segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A propósito do 20º aniversário da queda do muro de Berlim...


Em todos os meios de comunicação, nacionais e internacionais, o enfoque é o aniversário da queda do muro de Berlim.Sim, é um marco histórico.Sim, tem a sua importância no decurso da Europa e do Mundo.Sim, foi um presságio para a queda da União Soviética...Mas tanta euforia para quê?

Representantes europeus, a lady Clinton entre outros, depressa esqueceram os problemas dos seus países e lá foram até Berlim para a cerimónia oficial, onde o momento alto será a queda de um sem número de peças de dominó.Roger Waters e os U2, por exemplo, também estarão presentes.Em suma, os grandes libertadores democráticos em uníssono pelo dia da liberdade, pelo dia em que a democracia chegou à Alemanha de Leste.Foi este o dia em que o povo da Alemanha de Leste pôde finalmente escolher.Eram agora livres...ou não.

E eu pergunto...Não existem mais muros?Não existem mais regiões onde a democracia e a liberdade tardam em surgir e onde o povo vê constantemente a sua auto-determinação recusada?Assim de repente surge o exemplo da Palestina e dos territórios ocupados pelos sionistas.Onde andam os U2´s, os Clintons, os Sócrates ou os Barrosos?Onde andam as peças de dominó?Ou em Cuba?Depois de anos consecutivos de um bloqueio imoral que não tem memória.Onde andam estes senhores?Poderíamos de igual forma falar dos Iraques ou dos Afeganistões que continuam a sofrer às mãos dos "libertadores"...Ou mesmo aqui ao lado com a luta pela independência no País Basco e no Sahara Ocidental.Onde andam?

Para mim, mas quem sou eu, esta coisa cerimonial em Berlim tem como objectivo manchar aquilo que foi a União Soviética e ideologia patente.Apesar de ter tido muitas coisas más, ainda hoje uma parte das pessoas que viviam no dito regime ditatorial têm saudades desta época.Dizem que viviam melhor nessa altura que agora.Tinham acesso a estruturas que hoje não têm.E quem tenha olhos na cara vê isso mesmo...Porque é que os ucranianos aprendem a falar melhor o português que os espanhóis, franceses, ingleses, italianos, .... ?

Sem querer estar a defender com unhas e dentes a União Soviética, custa-me ver este tipo de coisas.Não esquecer que após esta época e com a queda da URSS as guerras não têm terminado.Ora contra este ora contra aquele.E sempre com o mesmo à cabeça.Será que foi assim tão bom o muro ter caído?

Pois é.

2 comentários:

  1. Meu Amigo:

    Ao ver a fantochada oficial, as mesmas perguntas ocorrem-me.

    Como sempre, és claro e apontas exemplos, sobre os quais a escumalha dirigente finge nunca ter ouvido falar...

    Vivemos num mundo insuportável, de sacanisse organizada/legalizada.

    Veja-se a corrupção elefantesíaca (Mia Couto perdoa-me por também querer inventar palavras ...)que grassa neste paraíso capitalista, as crises, os gamansos tubarónicos.

    E meu amigo, tenho de os aturar mais uns anos...
    Acredita que não aceito este estado de coisas há muito tempo, pois desde que existo, que só tenho visto porcaria decretada: em ditadura, em (pseudo) democracia; eternizam-se os demagogos e a incultura de um povo atrasado, que apesar de pisado almeja estar perto dos poderosos para também mamar.

    Há dias ouvi um burgesso condutor de autocarros da Carris vociferar numa pastelaria de Alcântara:
    "quem ganha menos de mil escudos, deve ser aumentado, quem ganha mais de mil, não é aumentado."

    Manuela Ferreira Leite, quando aquele idiota andava atrás das saias da mãe, já tinha posto em prática esta medida, enquanto Ministra das Finanças do Governo Durão Barroso.

    Nunca olham, estes tipos, em vez de invejarem quem está ao lado, lá para cima, para os camafeus das empresas, deputados faltistas e sem qualquer actuação, para além de aplaudir e levantar o braço nas votações (ou carregar no botão)...os grandes senhores do sistema, milionários à custa da cretinice de milhares de incultos, como aquele que escutei com vómito...

    Quantas vezes escutamos: ele roubou mas fez alguma coisa... Tenho vergonha de ver este curral ao qual não quero, nunca quis pertencer.

    Ontem escrevi a um amigo nosso, entre outras coisas, isto:

    "Eu também sou inadaptado e revoltado com esta súcia, dita sociedade, desde muito jovem.
    Porque achas que nunca fui militarista, tendo feito serviço militar?
    Porque julgas que integro uma força política, que a maior parte das vezes leva porrada nas eleições?
    Porque pensas que eu nunca fui chefe de nada, apesar de ter habilitações?
    Este sistema mete-me nojo.
    Mas sirvo-me das hipóteses que tenho para intervir.
    Nos textos que escrevo para jornais e revistas, no blogue, nas intervenções públicas quando lanço novas publicações, etc.
    É pouco? É à minha medida.
    Se toda a gente interviesse, mesmo que aparentemente fosse pouco, era imenso."

    E concluo: Então os muros que ainda existem, caíam...
    Mas sabes porque não caiem?
    Porque o comodismo de muitos e muitas deixa os administradores e capatazes do Capital, estejam nos Governos ou nos Bancos dormirem descansados.
    Porque a arrogância ignorante de inúmeros pantemineiros de café como aquele que eu ouvi, passa por voz do povo.
    Voz do povo, voz de deus a santa ignorância em torno de santa comba dão.
    Porque o futebol, a telenovela, a loja de trezentos,embalam a populaça que se acha num mundo muito melhor, só porque anda escravizada como sempre, mas tem o gozo da Internet, do telemóvel, do microondas, da carroça...
    Tanta coisa que um só "tsunami" era capaz de não conseguir limpar.
    Meu amigo
    A pachorra é pouca para aturar isto. Sobram gajos teimosos como tu, a matraquear o people acordado - em sobressalto - neste pesadelo.
    A LUTA CONTINUA!
    Abraço
    LFM

    ResponderEliminar
  2. Olá al-mansur
    tenho uma questão a colocar que talvez acrescente alguma coisa ao teu post sobre o muro de Berlim...
    A queda do muro de Berlim unificou tanto a Alemanha que continua a haver um ordenado minimo de um lado e um mais baixo noutro... passou a haver mais desemprego onde não havia... continua a haver alemães de 1ª e de 2ª, pois a fiscalidade difere, a saude e a educação diferem, a conservação dos espaços e infraestruturas difere... emfim, o que é que o muro veio unir? Miséria com direito a Baton...
    bjoka

    ResponderEliminar