domingo, 20 de setembro de 2009

Check Point no1 - Santana de Cambas



















Que grande freguesia esta.
Que grande presidente.
Terra de gente muito simpática.
Um cantinho no Baixo-Alentejo, no Concelho de Mértola, onde se respira liberdade, cultura, amizade,...
Não fosse esta junta de freguesia vermelha diria que não estaria em Portugal.
Este cantinho já foi notícia, pelo facto de terem perpetuado a memória dos inúmeros "mochileros" ou contrabandistas (e que nome feio) num pequeno e belo museu que desde já convido a todos a visitar.

O Museu do Contrabando foi a vontade de um povo oprimido desde sempre.Foi no fascismo.É agora.Foi a vontade de um presidente de junta que entre outros inúmeros trabalhos fez este museu.Este camarada, de nome José Rodrigues, é um homem do povo e que dá tudo o que tem pelo povo da sua terra.
Aqui se perpetua a vida dos muitos que morreram a tentar sobreviver.
Terra sem trabalho, sem dinheiro, muitos foram os que arriscando a vida passavam a fronteira para poderem ir buscar alimento e vender algumas coisas.
Contrabandistas???Não....
Sobreviventes...
Fugiam ora dos Carabineros ora da Guarda Fiscal.
Muitos ficaram pelo caminho.Assassinados, torturados, sabe-se lá mais o quê.
Gente de coragem.
Como diria o meu avô: "Alentejanos dum cabrão que são rijos que nem cornos".

O museu encontra-se no centro da aldeia.Era para ser feito na antiga casa da guarda fiscal, na estrada para o Pomarão, contudo o Igespar, instituto estatal que regula e fiscaliza o património e que detém este imóvel, pediu uma exorbitância de alguns milhões de euros por uma casa com muita história mas que actualmente nem tecto tem e algumas paredes já foram.

À entrada da aldeia encontra-se também um pequeno memorial aos mineiros da Mina de São Domingos.Importa salientar que nem o museu nem este memorial tiveram qualquer apoio da camara municipal.Esta camara presidida pelo partido "que se diz socialista" não deu nem um cêntimo.

2 comentários:

  1. Meu velho al-Mansur, muito folgo ao ver os belos registos de um weekend pleno de bons checkpoints, que a verdadeira mestria é a que trilha e desfere reconhecidas trajectórias.

    Por esta vereda em linha, Aquel'AbraÇalam a todos os felizes passantes;)

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo...
    Apenas faltavam duas pessoas.
    Sabes bem quem são.
    Bzzzzzzzzzz

    abraÇalam

    ResponderEliminar