terça-feira, 14 de julho de 2009

Igreja Paroquial de Vilas Boas - Ferreira do Alentejo

















Estas fotos são da belíssima igreja que se encontra junto ao IP8, do lado direito no sentido Ferreira-Beja.
Apesar de abandonada mantêm o seu esplendor apresentando alguns frescos, já mal tratados, e uma lápide in situ com uma inscrição medieval.

Fui procurar algumas informações sobre este monumento e encontrei no site da câmara algumas pistas.
Apesar de muito mal escrito, conforme podem confirmar aqui, acho que a câmara poderia ter tido algum cuidado na protecção do património do concelho.Em vez de andarem a propagandear o wi-fi nas escolas ou o mega-pavilhão desportivo, poderiam sem dúvida cuidar um pouco mais do seu património.Enfim, nada que não nos tenham habituado os chuchas.É no governo, é nas autarquias.

- A data da fundação da primitiva matriz de Santa Maria de Vilas Boas, antiga paróquia rural, é desconhecida, contudo existem documentos relativos a esta igreja datados do ano de 1320. Teve diferentes designações ao longo dos tempos, como Nossa Senhora da Natividade, Nossa Senhora da Assunção e a de Nossa Senhora da Luz. O actual edifício encontra-se a 2,5 Km de Ferreira do Alentejo e está completamente arruinado.Esta igreja, conforme se encontra actualmente, é típica do século XVI e princípios do imediato. O terramoto de 1 de Novembro de 1755 bem como a subsequente anexação à sede de concelho, confirmada em 1842, precipitou a ruína deste edifício religioso -


Dedico este post ao meu colega, camarada e grande amigo LFM

1 comentário:

  1. Bem, Pedro, estou cilindrado com a abundância e qualidade de informações sobre este monumento. Agradeço-te a recolha. Vou dar conta deste teu trabalho ao blogue da Aldraba.
    Obrigado pela partilha.
    Saúde!
    Abraço
    Luís

    ResponderEliminar